Páginas

domingo, 23 de setembro de 2012

Metabolismo



O metabolismo representa o conjunto de transformações que os nutrientes sofrem no interior do nosso corpo. Selecionamos os principais fatores que contribuem para que o metabolismo possa ser acelerado.
A taxa metabólica pode ser atribuída em 80% por fatores genéticos e 20% por ações que o indivíduo realiza a favor da sua qualidade de vida. O metabolismo pode ser divido em anabolismo e catabolismo.
- Anabolismo: Reações que produzem compostos e substância através de componentes menores.
- Catabolismo: Reações que atenuam as substâncias em componentes menores.

Alguns fatores podem influenciar diretamente nosso organismo como dieta, temperatura ambiente, peso, genética, idade e sexo.

Esses elementos favorecem algumas pessoas no gasto de mais calorias e outras menos, resultam em pessoas magras que não apresentam privações na dieta, podem comer de tudo que não engordam e outras que têm mais resistência para perder quilos excedentes.
Preparamos algumas dicas para acelerar o seu metabolismo:
- Alimentação: O equilíbrio é fundamental, dietas rigorosas afetam o organismo, pois ocasionam perdas de ingredientes que resultam na diminuição do metabolismo. O excesso pode fazer muito mal, pois prejudica a digestão. Açúcar, farinhas de trigo (brancas/refinadas) e alimentos gordurosos devem ser consumidos com moderação.

Há um grande equívoco que pular refeições ajuda no emagrecimento, pelo contrário quanto mais tempo sem se alimentar, mais lento é o seu metabolismo, pois ele reduz para poupar energia. O correto é comer em pequenas porções e de forma variada.
- Consumir Água: A água é fundamental para a eliminação de toxinas e a maioria das atividades do corpo acontece na sua presença. Deixar de beber água faz com que o metabolismo desacelere. Beba pelo menos 8 copos por dia.
- Prática de atividade física: Combinar exercícios aeróbicos com musculação, ou ginástica (localizada) acelera o metabolismo. A prática deve ser regular, para que ocorra uma ação metabólica constante.
Se o objetivo for emagrecer o mais importante é contar com a prescrição médica, fazer exames e priorizar a qualidade de vida. Para que ocorra de forma correta procure um profissional especializado como um Nutricionista que irá determinar os alimentos que serão conferidos para uma reeducação alimentar de acordo com a sua rotina. Inclua atividade física e assim o seu organismo se adaptará a essa nova realidade e o seu metabolismo irá se consolidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário