A úlcera é uma erosão (ulceração) no epitélio da mucosa gástrica. Podemos chamá-la de úlcera gástrica, quando o seu acometimento é apenas no estômago e duodenal quando se localiza no duodeno.
Há uma discussão sobre essa terminologia, pois a expressão úlcera nervosa não é reconhecida na área médica e os médicos dizem que o estado emocional das pessoas pode contribuir com o agravamento dos sintomas de uma úlcera péptica já existente, mas não causar uma úlcera.
As úlceras são causadas principalmente pelo Helicobacter pylori quando esse está presente na mucosa gástrica. A sua erradicação determina o término da úlcera. Podem também ser causadas, porém em proporções menores quando relacionadas com causas raras, como por exemplo, a o síndrome de Zolliger-Ellison, a doença de Crohn, a tuberculose.
Os principais sintomas das úlceras gástricas são:
- Dores abdominais que se podem irradiar para as costas;
- Falta de apetite;
- Eructações ácidas;
- Enjoo;
- Vômito;
- Garganta irritada.
Geralmente, a úlcera é tratada com medicamentos específicos, incluindo aqueles que neutralizam a acidez do suco gástrico, porém se não melhorar o quadro clínico do paciente, em alguns casos a cirurgia deve ser realizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário