Páginas

domingo, 2 de setembro de 2012

SISTEMA OCB





 SISTEMA OCB Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é a entidade representativa do cooperativismo no país que está estruturada para promover uma governança democrática e transparente. Responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista brasileiro em todas as instâncias políticas e institucionais, no Brasil e no exterior, conta com 26 organizações estaduais, além daquela que representa o Distrito Federal.
A OCB trabalha pela sustentabilidade do movimento cooperativista há 42 anos. Com esse foco, investe no futuro e desenvolve produtos e serviços estratégicos, que promovem a competitividade e o crescimento do setor. Destacam-se entre eles: cadastro e registro do cooperativismo, coordenação e representação institucional e articulação política, consultoria jurídica, contábil e tributária, e inteligência comercial.
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é a entidade promotora da educação cooperativista. Atuando no cenário nacional desde 1999, está presente em todo o território nacional, nos 26 estados e no Distrito Federal e tem a finalidade de integrar o sistema cooperativista nacional e auxiliá-lo a vencer seus desafios.
Com foco na formação profissional, na promoção social e no monitoramento das cooperativas, o Sescoop desenvolve trabalho para seu público-alvo, que são as cooperativas, cooperados, empregados e familiares. Além disso, promove iniciativas voltadas à disseminação da cultura da cooperação, dos princípios e valores do cooperativismo, que também se estendem à sociedade.
O Sescoop desenvolve projetos voltados para os jovens, com o objetivo de educar e levar a filosofia cooperativista à nova geração. Destacam-se entre eles, os programas Cooperjovem, Jovens Lideranças Cooperativistas e o Aprendiz Cooperativo.
  • Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop)
É o órgão máximo do Sistema Confederativo de Representação Sindical das Cooperativas e tem como principal objetivo a defesa dos direitos e interesses, sejam individuais ou coletivos, da categoria econômica do setor. Reúne hoje seis federações, aproximadamente 50 sindicatos, dos quais 25 são organizações estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário