Um dos maiores desafios sociais que a educação do século XXI têm é a
integração e a socialização das crianças com problemas de aprendizagem.
Dessa forma, para os pais que enfrentam esse problema com algum de seus
filhos também é colocada essa difícil tarefa. Os problemas de
aprendizagem procedem essencialmente da capacidade de contextualizar e
processar a informação, assim como do desenvolvimento das destrezas.
As habilidades afetadas com maior frequência são: leitura, escrita,
processamento auditivo e da fala, raciocínio e matemática. Os problemas
de aprendizagem são causados por diferenças no funcionamento cerebral e
na forma pela qual o cérebro processa a informação. As crianças com
problemas de aprendizagem não são incapazes ou preguiçosas. De fato,
geralmente têm um nível de inteligência similar ou superior à média.
O problema reside no fato de que seus cérebros processam a informação
de uma forma diferente da maioria. Não existe cura para os problemas de
aprendizagem: são dificuldades para toda a vida. No entanto, as
crianças com esse tipo de problema podem progredir muito e, em muitos
casos, podem aprender formas de superar suas limitações. Com o suporte
adequado, as crianças com dificuldade de aprendizagem podem aprender e,
de fato aprendem, com sucesso.
Não é fácil detectar quando uma criança tem problemas de aprendizagem,
porém existe sim uma série de indicadores que os especialistas já
identificaram para detectá-los. A maior parte desses indicadores é
detectada durante o período de Ensino Fundamental. Hoje em dia se
considera fundamental que tanto os pais, como os professores
desempenhem um papel ativo no desenvolvimento e progresso das
habilidades das crianças com dificuldade de aprendizagem.
Os programas de educação especializada, o desenvolvimento de
habilidades adaptativas e a coordenação entre profissionais, famílias e
instituições para proporcionar os recursos necessários para uma
inserção social adequada são o caminho para uma melhoria nos níveis de
qualidade de vida. Outro caminho é contratar profissionais da educação
com qualificação e experiência, pois assim poderá criar ferramentas de
trabalho que auxiliarão os educandos.
Hoje em nossas escolas observamos um descaso muito grande com esses
alunos, pois a família muitas vezes não sabe lidar com esse alunado,
pois essas dificuldades são detectadas na escola, e a mesma cobra dos
pais uma providência, mas quem trabalha com os alunos são os
professores, e estes juntamente com toda a equipe devem trabalhar com
cada aluno suas dificuldades. Chega de empurra - empurra de
responsabilidades, cada segmento deve assumir a sua e trabalhar da
melhor forma.
Educandos, vocês apenas vão piorar a situação desses alunos ao ficarem
apenas reforçando o que eles não sabem, não conseguem, e assim estarão
dando o primeiro passo rumo à inserção educacional dos alunos com
problemas de aprendizagem.
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