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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Educação

Ana Zoé Schilling da Cunha
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Este estudo foi desenvolvido no Curso de doutorado em Enfermagem da UFSC e pretendeu dar continuidade à discussão sobre o ensino da Enfermagem, revendo, inicialmente, seus laços históricos com a educação formal, abordando também as dificuldades e tendências no ensino hoje, que se encontra num momento de transição e de surgimento de novos paradigmas mundiais, com o propósito de incluir estas discussões no campo do ensino de enfermagem. Para tanto, são resgatados, primeiramente, aspectos da história da educação e da pedagogia, evidenciando-se, desde como se aprendia informalmente na antiguidade, a importância do educador, até a institucionalização do ensino e suas formas de controle social. As emergências na educação hoje também têm lugar na presente discussão, que retoma temas como a transição para novos pensamentos e as tendências para o futuro, fazendo uma relação com o ensino na Enfermagem atualmente e seu compromisso com a sociedade a partir da formação de profissionais que atendam às questões emergentes do século 21. Pressupostos para a educação em Enfermagem para o século 21 são abordados neste estudo que enfoca também as dificuldades na adoção de alternativas ao processo já instalado e enraizado. Mas, mesmo assim, deve manter o seu propósito final que é a humanização das gerações que vão cuidar do ser humano.

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