A Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation - IDF) é uma organização internacional que reúne mais de 200 associações-membro em mais de 160 países, representando mais de 250 milhões de pessoas com diabetes, suas famílias e seus prestadores de cuidados de saúde. A missão da IDF é promover cuidados de diabetes, prevenção e cura em todo o mundo. Suas principais atividades incluem educação para pessoas com diabetes e cuidados profissionais, campanhas de sensibilização e promoção e intercâmbio de informações. É uma organização não-governamental nas relações oficiais com a OMS e a ONU.
Em relação à iniciativa criada pela IDF, ainda que as campanhas temáticas durem todo o ano, a data de 14 novembro foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, foram os cientistas que descobriram a insulina em 1921. O logotipo do Dia Mundial do Diabetes é um círculo azul. Esse símbolo foi criado como parte da campanha de conscientização "Unidos pelo Diabetes” e adotado em 2007 para comemorar a aprovação da Resolução das Nações Unidas sobre o Dia Mundial do Diabetes. O seu significado é incrivelmente positivo. Em muitas culturas, o círculo simboliza a vida e a saúde. A cor azul representa o céu, que une todas as nações e simboliza a comunidade internacional do Diabetes. Os temas mais recentes foram:
2004: Diabetes e Obesidade; 2005: Diabetes e Cuidados com os Pés; 2006: Diabetes entre os Desfavorecidos e os Vulneráveis; 2007/2008: Diabetes em Crianças e Adolescentes. Já o tema do Dia Mundial para o período 2009-2013 é Diabetes: Educar para Prevenir. A campanha de 2011Dentro do tema geral, existem várias mensagens a serem trabalhadas no mundo. Foram adotadas cinco mensagens: • O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos • O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres • O cuidado a vida é um Direito e não um privilégio: educação, medicamentos, tecnologias • Escolha a Saúde: Alimente-se bem, mantenha-se ativo e viva saudável • O Diabetes não pode mais ser ignorado: 4 milhões de vidas perdidas por ano, 1 milhão de amputações de membros inferiores por ano, milhões perdidos em renda e produtividade. Público-alvo da Campanha • Para o público em geral, é uma chamada para compreender o grande impacto do diabetes na vida das pessoas e sensibilizar e conscientizar da necessidade de prevenir-se ou de retardar, sempre que possível o diabetes e suas complicações. • Para pessoas com diabetes, o foco da campanha é no sentido de disseminar informações e ferramentas que melhorem o conhecimento sobre o diabetes para que possam entender melhor sua condição, o “viver com diabetes” e prevenir complicações por meio do desenvolvimento de autonomia para o autocuidado. • Para os governos e responsáveis pelas políticas públicas, é uma chamada para que compreendam as implicações custo x efetivo para a implementação de estratégias eficazes e políticas de prevenção e de gestão do cuidado adequado e de qualidade para o diabetes. • Para os profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar e atualizar o conhecimento para que as melhores recomendações e evidencias científicas atuais possam de fato ser postas em prática para o maior número de pessoas.
Ações que serão realizadas em cidades de diversos estados brasileiros:
• Programas de rádio e televisão; • Atividades desportivas; • Encontros informativos públicos; • Campanhas com peças variadas (cartazes, folderes etc.); • Exposições e oficinas; • Rodas de imprensa; • Artigos em revistas; • Iluminação em azul de alguns monumentos; • Círculos azuis humanos. |
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Diabetes
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